25 de fevereiro de 2011

Indústria do Dano Moral


Alguns “espertalhões” de João Monlevade descobriram uma maneira de ganhar dinheiro fácil. Eles criaram e implantaram no município a chamada “Indústria do Dano Moral”. O objetivo não poderia ser outro: ficar rico ás custas de uma moral supostamente ofendida. Os principais alvos desses “falsos moralistas” são jornalistas, radialistas, repórteres, e donos de blogs. De uns tempos para cá, principalmente nessa época de vacas magras, vários militantes da imprensa, inclusive eu, foram acionados na Justiça para reparar a moral de alguém, como se a moral tivesse um caráter patrimonial. Na maioria das vezes, essas vítimas que tiveram a moral abalada, acionam a Justiça em busca de indenização em dinheiro. Muitas vezes esses “ofendidos” pleiteiam valores absolutamente desproporcionais ao dano. Não se trata de ser contra a reparação do Dano Moral, mas contra a banalização do mesmo. A reparação do Dano Moral vem sendo feita quase sempre de forma patrimonial, ou seja, de forma com indenização em dinheiro. Que tal obrigar o causador do Dano Moral a dar tratamento psicológico para o ofendido? Certamente nenhuma vítima aceitaria! Mas será que o dinheiro restabelece a moral de alguém? Duvido muito! Durante minha audiência para “reparar” os danos que eu teria causado a alguém, esse alguém tão logo entrou na sala do juiz e foi logo alertando que “não teria acordo”. Ele deixou claro que a única maneira de reparar os danos causados á sua moral seria o valor pleiteado de R$ 20.400,00. Já fui taxado de “traficante”; “forasteiro”; “mercenário” e até de “lixo”. Nunca acionei a Justiça para pedir dinheiro á título de Danos Morais. O meu conceito de moral é totalmente diferente do que tenho visto por aí. A minha moral não tem preço, ela jamais será reparada com um punhado de dinheiro. Por isso, podem me chamar de “forasteiro”, “mercenário”, “mentiroso”, “traficante”, “lixo”, “macaco”, “veado” ou até mesmo “rabicó”. Nada irá abalar ou comprar a minha moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário