
30 de novembro de 2011
Farra do celular na Casa do Povo

Celular com dinheiro do povo

28 de novembro de 2011
A última florzinha do Cauê
Fernando Martins, popular Fernandinho Teté de Titi. Mais conhecido por Carinha de Bunda de Anjo nas altas rodas da cidade. Ele é dono de uma delicadeza natural inigualável. Bunda de Anjo é delicado nos trejeitos, delicado na conversa e delicado no pensar. Raras moçoilas da cidade, hoje em dia, têm o privilégio de alcançar o grau de delicadeza de Teté de Titi. Eis aí, então, um exemplar de fragilidade rara, um muito belo espécime praticamente em extinção. O seu sorriso tímido e amarelo, normalmente enfeitando o canto dos lábios, esconde algumas tendências naturais, mas, contraditoriamente, escancara frustrações adimensionais. Essas tendências naturais só as antigas corriolas de “inocentes” folguedos podem revelar. E, nesse aspecto, existem coisas estarrecedoras para se contar. As frustrações marcantes originaram de duas adversidades na vida: um curso de medicina, que no fim foi dar no ofício de reles retratista, e o sucateamento humano e físico da TV Cultura de Itabira. Sim: Fernandinho Teté de Titi foi um violento tsunami que varreu a televisão de Itabira. Ele praticamente acabou com a emissora pública da cidade. Fernandinho Teté de Titi, na realidade, é o grande símbolo vivo do fracasso do governo Jackson Tavares. Mas, o ex-prefeito também tem uma grande responsabilidade em todo esse drama: afinal, o petista médico foi o principal responsável pelo aborto da monstruosidade administrativa chamada Fernandinho Bunda de Anjo. Ninguém jamais, em tempo algum, colocaria um péssimo retratista para cuidar de uma televisão pública. Principalmente Fernandinho Teté, que sempre teve imensas dificuldades até para manusear um simples aparelho de controle remoto.
Um fato muito sério aconteceu há cerca de um ano: Fernandinho Teté de Titi sofreu um complexo tilt mental. Consequência: passou uma temporada na UTI de um hospital, em Belo Horizonte. A coisa ficou feia para o delicado. Por muito pouco, ele não engrossou as estatísticas do famoso cemitério do Premem. Bem que o velho Fernandão avisou: “pare com essa coisa de blog, meu filho. Pare de mexer com política, pare com essa fofocada. Se você não parar com isso tudo, vai acabar morrendo prematuramente”. Sábias palavras, cujo dono tem a voz da experiência. Esse leve “acidente” deixou bastante clara uma verdade: Fernandinho Teté não tem estrutura física, e nem psicológica, para levar um pequeno tranco retórico. É muito delicado para esse tipo de embate, pois se trata de um cidadão intelectualmente incapaz, politicamente analfabeto, profissionalmente incompetente e pessoalmente duvidoso. Porém, a despeito de conselhos paternos, essa peça bastante frágil insiste em participar do processo eleitoral do próximo ano. E aí está uma excelente dica para os apostadores de plantão: aposte tudo contra o candidato de Fernandinho Bunda de Anjo. O rapazinho é um contumaz pé frio, jamais conheceu o sabor de uma vitória eleitoral na vida.
PS: Recentemente Fernandinho Bunda de Anjo escreveu (ele consegue escrever, mesmo com enorme desconhecimento gramatical) que João Izael vai caminhar sozinho. Sorte do prefeito da cidade, que não precisa caminhar em companhia de pessoas como Fernandinho Teté. Jackson Tavares sempre caminhou com o retratista. Consequência: o petista Mergulhou num brejo político, de onde nunca mais conseguiu se safar.
27 de novembro de 2011
Contador da Corja
23 de novembro de 2011
Fiscal do asfalto

22 de novembro de 2011
De Malas Prontas

21 de novembro de 2011
Lucien ameaça fechar Pediatria

20 de novembro de 2011
Juízes e Desembargadores terão auxílio-alimentação
18 de novembro de 2011
Pastor entra na Justiça contra Jesus crucificado

17 de novembro de 2011
"Promessas não cumpridas"

11 de novembro de 2011
Chame o Márcio, ele é o Cara!

10 de novembro de 2011
Falando abobrinha e plantando mandioca

9 de novembro de 2011
Direito de Resposta do Lucien Marques Cosme

Lucien Marques Cosme
Provedor do Hospital Margarida de João Monlevade
Na pele e no bolso
Depois de passar décadas e décadas mandando e desmandando na política e na imprensa monlevadense, parece que o reinado do jornal “A Notícia” está mesmo com os dias contados. Querendo ou não, a qualidade e também o conteúdo do “único jornal com selo de qualidade do país” tem deixado muito a desejar. O conteúdo então, nem se fala, está ladeira abaixo. Tão logo resolveu virar sua metralhadora giratória em direção ao governo e á família do prefeito Gustavo Prandini, PV, uma verdadeira maldição parece ter atingido em cheio o referido jornal. E não é só isso, os ataques baixos e covardes contra o atual mandatário fizeram com que o grupo “prandinista” despertasse de um sono profundo. Por ironia do destino Gustavo, Prandini e sua equipe de trabalho resolveram pagar na mesma moeda. Isso mesmo, de tanto apanhar a “molecada” também resolveu bater. Só que de uma forma mais racional e democrática. Prandini e seus assessores têm buscado na Justiça a reparação dos danos sofridos. E parece que a tática deu certo. Tanto é, que na última edição do semanário, seu fundador soltou um comunicado lamentando e quase implorando “clemência” ao Chefe do Executivo Municipal. Na certa, deve estar doendo na pele e no bolso! No tal comunicado o dono do “A Notícia”, chega a usar os termos “covarde” e “autoritário” para definir a postura do governo. Também afirma que a atual administração da Prefeitura de João Monlevade estaria tentando inviabilizar o trabalho da equipe jornalista com ações judiciais. Ora, ora, ora! Quem foi que instalou no município uma verdadeira fábrica de danos morais? Pelo que eu saiba, foi o “A Notícia” que primeiro trilhou os caminhos do Fórum Milton Campos para denunciar seus opositores. Dar uma de vítima nessa altura do campeonato é querer menosprezar a inteligência do monlevadense! É querer fazer o povo de otário. Acho que o atual governo Municipal ainda está sendo muito benevolente. Como bom samaritano, confesso que chego a sentir pena de alguém que até a bem pouco tempo era considerado por todos um “mestre”, um “intocável!” Felizmente as coisas mudaram, e para melhor!
7 de novembro de 2011
Onde está o dinheiro

5 de novembro de 2011
Moreira recorre á Mãe de Santo
Na próxima quarta-feira, 9, o Supremo Tribunal Federal – STF, definirá a validade da Lei Ficha Limpa. A expectativa é que pelo menos 10 ministros da Corte considerem a Lei Constitucional.. Caso isso aconteça, a norma poderia ser aplicada integralmente a partir das eleições municipais de 2012. A medida deve enxugar o número de concorrentes nas urnas, já que ficarão proibidas, por exemplo, candidaturas de condenados por colegiado (decisão de mais de um juiz) e de quem já renunciou a cargo público para escapar de processo de cassação. Outro problema seria o tempo de inelegibilidade previsto para os condenados por improbidade administrativa. Na Lei Ficha Limpa, a perda dos direitos políticos nesses casos é contada a partir da condenação, ainda que seja possível recorrer da sentença. Na Lei de Improbidade Administrativa, a inelegibilidade ocorre depois do julgamento final, quando não há mais possibilidade de recurso. “Se alguém for enquadrado nas duas leis, pode ficar inelegível por mais de 30 anos”, afirmou o ministro Gilmar Mendes. Sem o apoio do ex-deputado Mauri Torres, PSDB, e sem respaldo junto á sociedade mais esclarecida, não restou outra alternativa ao ex-prefeito Carlos Moreira, PSDB, a não ser retornar ao ninho de uma antiga “Mãe de Santo”. Sendo condenado na maioria dos processos movidos contra sua pessoa, Moreira teria recebido um alerta da tal espiritualista: “você vai rolar na lama até cair nos meus braços”, teria dito a tal “Mãe de Santo”. Tão logo foi condenado a devolver aos cofres públicos a bagatela de R$ 3,9 milhões, Moreira enviou seu porta-voz até a “Mãe de Santo” para marcar um horário com a mesma. O ex-prefeito também foi alertado a “ficar de olho bem aberto com pessoas que estão á sua volta, inclusive, profissionais da imprensa. Embora ainda tenha esperança de reverter a situação, o ex-prefeito já admite colocar em prática o plano B para as próximas eleições municipais.
3 de novembro de 2011
Beba, mate e fique livre
Nas últimas semanas, a mídia registrou inúmeros casos de acidentes de trânsito com mortes, provocadas por motoristas embriagados. Foram presos e graças á fiança, em seguida soltos. Detalhe: sem que suas carteiras de motoristas tenha sido apreendidas. Alguns, aliás, nem possuem habilitação para dirigir. O Brasil é o país da impunidade. As leis são feitas apenas para os pobres – que não têm dinheiro para pagar advogados e fianças. Da classe média para cima, nenhum assassino do volante se encontra preso. Nem condenado em última instância. São 57 mortes por dia, no Brasil, associadas ao alcoolismo. Vale, pois, a pergunta: que é a próxima vítima? O Brasil é também o país do paradoxo. Há intensa campanha contra o tabagismo. Daqui a pouco haverão de proibir, como nos EUA, até fumar em local público. E, não demora, dentro de casa, sob pretexto de que incomoda os vizinhos. A publicidade de cigarros desapareceu da mídia. As embalagens de tabaco trazem fotos horripilantes dos efeitos deletérios do produto. Ora, o alcoolismo mata mais que o tabagismo. É o terceiro fator de morte no mundo, precedido pelo câncer e doenças cardíacas. Por que não se proíbe publicidade de bebidas? Apenas na cidade de São Paulo, em 2010 ocorreram 1.357 mortes no trânsito e 7.007 atropelamentos. O número de motoristas embriagados, parados em blitzes da PM, subiu 38% de janeiro a setembro deste ano, comparado a todo o ano de 2010. Entre jovens de 13 a 19 anos envolvidos em acidentes de trânsito, 45% ingeriram bebida alcoólica. Os dados são alarmantes: 68,7% dos brasileiros ingerem álcool. Nos hospitais psiquiátricos, 90% das internações são de dependentes de álcool. Os motoristas bêbados são responsáveis por 65% dos acidentes de trânsito. E o Ministério da Saúde gasta, por ano, via SUS, mais de R$ 1 bilhão em tratamentos e internações causados por álcool. Segundo o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas e Psicotrópicos, vinculado á Faculdade Paulista de Medicina, entre estudantes do primeiro e segundo graus da rede estadual de São Paulo, 70,4% se iniciam na bebida entre 10 e 12 anos. Nos EUA o índice, para a mesma faixa etária, é de 50,2%. Volto a pergunta que não quer calar, e o governo, o Conar e as agências de publicidade não querem responder: porque não se aplicam as leis de proibição do tabagismo ao alcóol? A resposta existe, o que não existe é a coragem de fechar a torneira do mar de dinheiro que as empresas de bebidas alcoólicas despejam na publicidade. E o mais grave: associa-se álcool a celebridades, como jogadores de futebol e cantores, que fascinam os mais jovens e atraem legiões de fãs. Uma grande emissora de TV anuncia uma série de programas antitabagistas. Quando veremos algo semelhante em relação ao consumo de álcool? Nunca tive notícia de acidentes de trânsito causado por vício de fumar; agressão doméstica por respirar fumaça de tabaco; internação psiquiátrica por dependência de cigarro. Todos nós, porém conhecemos casos relacionados ao alcoolismo. E haja publicidade de cerveja no horário nobre! Para os jovens, a cerveja é a porta de entrada no consumo de bebidas etílicas. O cigarro prejudica que fuma e quem está próximo ao fumante. O álcool, misturado com volante, gera acidentes que envolvem passageiros do veículo causador do acidente, passageiros dos veículos atingidos por ele e pedestres, além de danos á via pública. Álcool em excesso transforma os reflexos. Associado ao volante, é perigo na certa. Mas não se preocupe. Você está no Brasil. Confia que jamais terá o azar de ser parado por uma blitz da Lei Seca. Se acontecer, oferecerá uma grana aos fiscais, na esperança de que sejam corruptos. Caso não sejam, se recusará a pôr a boca no bafômetro. Se for detido, convocará a família e advogado, pagará fiança e logo estará na rua. Com a carteira de habilitação no bolso. Pronto para se dependurar no volante e repetir a façanha. Viva o Brasil e a impunidade! E azar das vítimas que viverem num país como o nosso! – Frei Betto!
1 de novembro de 2011
Provedor do Margarida foi ameaçado de prisão

ocorrido.
Assinar:
Postagens (Atom)