29 de outubro de 2012

Empresário quer "calar" o sino de Nossa Senhora da Conceição



Parece brincadeira, mas não é! Depois de todo aquele movimento dos católicos contra o vereador “Pastor Carlinhos” para manter o crucifixo na parede da Casa do Povo, uma nova Guerra Santa começa a ganhar as ruas, bairros e paróquias em João Monlevade. De um lado, a comunidade católica e do outro o empresário Carlos Augusto Arthuso que entrou com uma ação judicial para impedir os badalos do sino da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A primeira audiência, de conciliação foi marcada para o próximo dia 9 de novembro ás 08hs no Fórum Milton Campos. De acordo com membros da paróquia, foi instalado um sino eletrônico que toca das 06h00 ás 22h00, com espaço de hora em hora. Incomodado com o “barulho” do badalo, Carlos Augusto quer que o horário das badaladas seja alterado. Um membro da Igreja Católica que pediu para não ser identificado disse que o empresário está equivocado. “Não vejo motivos para essa intolerância toda. Estamos respeitando a Lei do Silêncio de acordo com o Código de Postura do Município. Porque somente os sinos incomodam? E esses veículos equipados com sons turbinados que desfilam pelas ruas da cidade em qualquer hora do dia ou da noite? Será que isso também não incomoda?” Questionou o fiel. Enquanto a Justiça não dá o seu parecer, o sino da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição está em silêncio.

 

26 de outubro de 2012

Igual denorex. Parece, mas não é



Um dos maiores problemas que enfrentamos nos dias atuais é o da aparência. Aquilo que parece, mas não é. Constantemente ouvimos alguém dizer que “fulano” ou “cicrano” se parece com aquele artista global. Também não é raro alguém afirmar que a atual namorada daquele sujeito se parece com aquela atriz pornô dos anos 70. Tudo é questão de aparência. Essa mesma aparência que já levou até uma autoridade policial a se enganar e colocar no xilindró aquele pobre inocente que se parecia muito com o “famoso” estuprador de Contagem. Em João Monlevade estamos vivenciando os efeitos colaterais do denorex que parece, mas não é. Para alguns bajuladores ele veio do nada e se tornou um empresário bem sucedido. Tem cara de anjo, cabelo de anjo, conversa de anjo e só falta voar como anjo. Caridoso como um anjo, ele dá conselhos, ajuda os pobres e até fornece remédio para quem tem dor. Um verdadeiro anjo!!! Exaltado e colocado acima de qualquer suspeita, esquecem que, enquanto esse anjo está habitando este mundo de expiação e provas, ele fala, age, trabalha, sonega, engana, trai, mente como todo mundo, ou seja, ele é o “cara” ao avesso. Há quatro anos ele traiu descaradamente quem apostava nele. Traiu sua mulher, seus filhos, seus amigos e seus eleitores.  Quatro anos depois ele cometeu a mesma traição e jogou a culpa nos distúrbios causados pela vida moderna agitada. Não teve o menor pudor em atirar seus amigos aos leões. Numa demonstração de fraqueza ele simplesmente lavou as mãos e pagou prá ver. E ainda querem idolatrá-lo. “Ai eu passo mal!”

25 de outubro de 2012

Ilegal, imoral e engorda


Ilegal, imoral e engorda

Funcionários de uma emissora de rádio local (João Monlevade) estão há quase dois meses sem receber seus salários. E o que é pior, alguns estão com férias vencidas e sem nenhuma perspectiva de colocar a mão na “bufunfa” para curtir suas merecidas férias. Tem também um funcionário que foi literalmente demitido por “perseguição política” dentro da empresa e corre o risco de ser desligado sem o referido acerto trabalhista, como determina a CLT. Uma reunião ocorrida na manhã de ontem, 24, entre diretores e funcionários serviu para tentar colocar panos quentes na situação. “Primeiro eles queriam saber quem passou a informação para o Programa Na Boca do Povo. Depois eles pediram paciência que a situação seria resolvida até o início da próxima semana. Por último, eles garantiram que a partir de janeiro do próximo ano a emissora passaria a contar com verbas públicas da Prefeitura Municipal e também da Câmara Municipal”, disse o antenado “Barbosinha”. É ai que mora o perigo, pois, a Lei impede que agentes políticos invistam o dinheiro público em suas empresas ou de familiares. Pelo que se sabe, a família do prefeito eleito é proprietária de duas emissoras de rádio na cidade. Também é sabido que não faltarão esforços para burlar a Lei e derramar o dinheiro do povo nas emissoras do prefeito através da chamada verba de publicidade. Resta ao povo e aos 11 representantes do povo fiscalizar esse crime anunciado.

24 de outubro de 2012

Falta pão, feijão e respeito

Considerada a emissora de rádio "mais ouvida" da região, a Rádio Cultura-Am de propriedade do ex-deputado estadual e atual conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Mauri Torres, tem deixado seus funcionários em situação difícil. Comandada pelo ex-prefeito Carlos Moreira e por dois filhos do Mauri Torres, a emissora não paga salários á seus funcionários há quase dois meses. "A situação é complicada pois, não estamos conseguindo cumprir  os compromissos com nossos fornecedores", alega um funcionário da emissor que pediu para não ser identificadoa. Segundo o mesmo, um dos diretores da rádio Cultura (filho do Mauri Torres) viajou para Jesusalém e não quis nem saber dos atrasos salariais que a empresa está vivendo. "Por causa desses atrasos, uma diretora além de não aparecer na emissora também não atende o celular e, quando atende, já diz logo que não tem dinheiro em caixa para quitar os salários atrasados. Tem colegas saindo de férias sem dinheiro para pagar suas contas", reclamou outro funcionário. Um funcionário chegou a solicitar que a direção da emissora consiga pelo menos algumas cestas básicas para os funcionários. "Pelo menos isso, pois as latas já estão vazias e não temos como comprar o feijão" ironizou um funcionário. Esse mesmo funcionário acredita que a partir de janeiro quando o Teófilo Torres, também filho do Mauri Torres, assumir a Prefeitura de João Monlevade os problemas financeiros das duas emissoras (Cultura e Global) serão sanados. "O prefeito vai investir pesado nas duas emissoras com a verba de publicidade da prefeitura", afirmou. Nenhum diretor da emissora foi encontrado para falar sobre o assunto.

22 de outubro de 2012

Prefeito eleito diz que sogra não é parente



Tão logo incluiu o nome da sogra, Joana Póvoa na lista de indicados para formar a equipe de transição, o prefeito eleito Teófilo Torres, PSDB, começou a viver um verdadeiro inferno astral antes mesmo de assumir a Prefeitura de João Monlevade. A indicação da sogra e do primo Tiago Duarte soou como uma bomba nos bastidores da política local. Em coro, oposição e até mesmo correligionários já começaram a colocar a boca no trombone contra as indicações. Em tom de “brincadeira” o tucano Teófilo Torres teria dito a um amigo que “sogra não é parente” tentando justificar a indicação da mãe da sua esposa para compor a equipe. Querendo ou não a sogra sempre foi motivo de polêmica e piada. Tem homens que detestam as sogras. Outros porém, gostam tanto que têm até mais de uma sogra. Aqui mesmo na nossa cidade, tem radialista com mais de uma sogra, tem jornalista na mesma situação, tem vereador, tem presidente de partido, tem advogado, tem empresário, tem ex-deputado, enfim, tem muita gente que coleciona sogras.  Esta figura emblemática da relação do casal encontra previsão até no nosso ordenamento jurídico. A partir do casamento ou união estável o seu sogro ou sogra torna-se seu parente por afinidade, vínculo este que não se encerra nem mesmo com o divórcio do casal. É o que determina o atual Código Civil, que regula as regras sobre o parentesco e a relação da família, incluindo herança, alimentos, regime de bens, etc... Portanto, mesmo que o prefeito eleito afirme, mesmo que em tom de brincadeira que “sogra não é parente”, esse “fardo” ele terá que carregar pela vida toda. Detalhe: No dia 28 de abril comemora-se o “Dia Nacional da Sogra”. Mesmo que seja nepotismo, deixem a sogra trabalhar!

20 de outubro de 2012

Prefeito tras-parente

Antes mesmo de tomar posse, o que deverá acontecer no dia 1º de janeiro de 2013, o prefeito eleito em João Monlevade, Teófilo Torres, PSDB, já demonstrou que não estará disposto a cumprir o que prometeu aos eleitores durante sua campanha. Torres garantiu aos quatro cantos da cidade que faria um governo independente e que "não teria compromissos com nenhum partido e não contrataria parentes". Ao divulgar sua equipe de transição durante a semana, o tucano simplesmente passou uma borracha em tudo que havia dito anteriormente. Prá começar, o "filho do Mauri Torres" nomeou a sogra Joana Póvoa e o primo Tiago Duarte para fazerem parte da equipe de transição. Como se não bastasse, o prefeito eleito completou sua lista com ex-secretários e ex-assessores do ex-prefeito Carlos Moreira, articulador e coordenador de sua campanha. Como o Carlos Moreira figura na lista "Ficha Suja" da Justiça e não poderia ocupar uma vaga, Teófilo resolveu buscar  uma solução caseira, ou seja, indicou Simone Carvalho, esposa do Carlos Moreira para fazer parte de sua equipe. Confira a equipe de transição o governo "Teófilo Moreira": Andréia Gomes de Souza (ex-secretária de Planejamento no Governo Carlos Moreira); Antônio da Cunha (ex-chefe de Almoxarifado do Carlos Moreira); Cleres Roberto de Souza (ex-diretor do DAE no Governo Carlos Moreira); Elisângela Élia de Almeida (ex-secretária de Administração do Carlos Moreira); Ivânia Gonçalves Cruz (funcionária do SETRAN no Governo Carlos Moreira); Leiza Horsth Hermsdorff (ex-Chee de Gabinete do Carlos Moreira); Luciana Maria Pinto Coelho de Carvalho Vaz (ex-secretária de Fazenda e Serviços Urbanos no Governo Carlos Moreira); Milton Severino Arcanjo ( setor de Recursos Humanos do Carlos Moreira); Simone Carvalho (ex-secretária de Trabalho Social de Carlos Moreira); e Racíbia Alves de Moura (ex-procuradora do Município no Governo Carlos Moreira).

19 de outubro de 2012

Teófilo implanta governo trás-parente em Monlevade

Sogra, primo e esposa de amigo! Ao anunciar sua equipe de transição o prefeito eleito Teófilo Torres, PSDB, deixou claro que pretende seguir os mesmos moldes do governo do ex-prefeito Carlos Moreira. Em instantes!

18 de outubro de 2012

Uísque importado, água de coco, fruto do mar e hotel de luxo



Um verdadeiro paraíso afrodisíaco digno para receber o prefeito eleito Damon Lázaro de Sena, PV, e seus amigos mais íntimos. O local escolhido para comemorar a grande vitória nas urnas foi Porto Seguro, litoral baiano. Longe dos olhares do povão, Damon Lázaro buscou o merecido descanso ao lado de familiares, empresários e amigos. Tudo foi preparado milimetricamente para receber aquele que deverá comandar uma arrecadação de nada menos que R$ 1 milhão por dia a partir de janeiro de 2013. Nada ficou esquecido: uísque importado, água de coco da melhor qualidade, cerveja gelada, fruto do mar e até segurança particular. Isso mesmo, o prefeito eleito fez questão de levar em sua comitiva um de seus seguranças particulares, embora não precisasse dele. Alguns convidados para o banquete, dentre eles o “Edson do Bar”; “Liliu do Lavajato”; “Dandinho” e “Nanaldo” fizeram até pose que foram exibidas nas páginas sociais do Facebook. A postagem das fotos do banquete foi feitas pela esposa do “Liliu”.  Um espetáculo! O médico Damon Lázaro conquistou nas urnas o direito de comandar a cidade de Itabira nos próximos 4 anos. Ele obteve 47.794 votos (70,20%), enquanto o segundo colocado teve 13.513 votos (19,85%). O que mais tem chamado a atenção de algumas pessoas é o fato do prefeito eleito preferir comemorar a vitória bem longe do povão que o elegeu. (Fonte: Noticiasuai)

17 de outubro de 2012

Moreira quer saber quem matou Max



Pelo visto não é somente as mulheres que gostam de novelas. O folhetim da Globo, intitulado “Avenida Brasil” tem feito muito marmanjo sair de dentro do armário. Em São Paulo, ás vésperas do segundo turno das eleições municipais, um comício do candidato Fernando Haddad com a presença da presidente Dilma chegou a ser adiado por causa da novela global. Isso mesmo: de acordo com os coordenadores da campanha, nenhuma alma viva sairia da frente da TV para ver o comício do candidato, mesmo com a presença da Presidente da República. Em João Monlevade a constatação dessa realidade não é diferente. Inúmeros encontros para montar o governo de transição do prefeito eleito Teófilo Torres, PSDB, chegaram a ser adiados por causa da tal “Avenida Brasil”. Também não foram poucas as vezes que a reunião se iniciou sem as presenças dos noveleiros tucano que queriam saber quem matou Max. Não é segredo prá ninguém que o povo monlevadense vive um dos piores momentos de sua história. “Falta até água prá beber na cidade e o Carlos Moreira está lá na rádio Cultura querendo saber quem matou Max”, reclama uma moradora de Carneirinhos, ouvinte do ex-prefeito radialista.  Segundo ela, o coordenador da campanha do Teófilo Torres deveria usar os microfones da emissora da família Torres para discutir o problema do abastecimento de água na cidade, que é crítico. Mas, pensando bem, quem matou Max? Teria sido a Carminha ou a Ivana? A Janaína ou o Jorginho? Leleco ou Lucinda? Lúcio ou Muricy? Teria sido o Nilo ou o Tufão? Quem souber a resposta favor ligar para a rádio Cultura-AM, programa Carlos Moreira. Quem acertar vai ganhar um CD pirata da Paula Fernandes e uma camiseta da “Astemon!” Ligue agora mesmo e participe da enquete do dia!  

16 de outubro de 2012

"Quem mandô votá no fio do omi"

Uma conversa de butequim mostra o quanto o eleitor monlevadense anda desconfiado do que vem pela frente com a posse do prefeito eleito nas últiams eleições, Teófilo Torres, PSDB. Nos encontros de portas fechadas que acontecem quase que diariamente, o grupo comandado pelo ex-prefeito Carlos Moreira começa a lotear os cargos de 1º e 2º escalões. Com figurinhas marcadas e velhos medalhões ultrapassados da política local com governo Teófilo Torres vai tomando cara e forma. Depois de mais uma exaustiva reunião longe dos olhares do povo, um bacana dá uma pausa prá tomar uma loira gelada no "Pé de Porto", reduto e ponto de encontro da turma do gole moreirista. E dispara: "...pelo andar da carruagem o Teófilo vai herdar um tremendo abacaxi. De acordo com os nossos técnicos, os três primeiros anos serão para tentar colocar a prefeitura em ordem e, somente no último ano é que vamos ver se podemos fazer alguma coisa", disse desanimado o candidato a futuro secretário de Fazenda. Ainda segundo o interlocutor, o prefeito eleito foi orientado a criar duas extensões da Prefeitura Municipal de João Monlevade, "uma num bairro da cidade onde o Moreira possa administrar junto ao Teófilo, que é pouco experiente, e outra em Belo Horizonte onde o pai Mauri Torres possa contribuir com sua experiência administrativa". A idéia ainda está sendo estudada pelos intelectuais tucanos.

14 de outubro de 2012

Não vote em mim



Para dois candidatos a vereador em João Monlevade e cinco em Itabira, a busca pelo voto nas últimas eleições municipais acabou se transformando numa tremenda frustração e motivo de chacotas entre os amigos e familiares. Os cinco candidatos, Nica, PSC; Iza Cota, PSB (de João Monlevade) e Izabela, PPS; Maria das Dores, PT; Dede, PSDB; Aparecida Ferreira, PSDB; e Cloir, PSL (de Itabira) não receberam nenhum voto, ou seja, nem eles próprios votaram neles. Nenhum desses candidatos citados que não tiveram um voto sequer tiveram problemas nos seus registros na Justiça Eleitoral e, por isso, não se enquadram nos casos em que as candidaturas estavam sub judice. “Sou ruim de voto mesmo. Para se ter uma ideia, até meu número eu divulguei errado. Só descobrir quando digitei meu número na urna eletrônica e apareceu a foto de outro candidato. A culpa foi toda minha”, justificou uma candidata que pretendia assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Itabira em janeiro próximo. Outro candidato disse que não pediu voto prá ninguém e acabou desistindo da disputa por falta de apoio. “Quando percebi que nem meus familiares estavam me apoiando, parei com a campanha e não divulguei meu nome nem para os amigos”, assumiu. Ainda em Itabira, o Policial Civil Cleverson Boim, PSOL teve apenas 4 votos. O presidente do PSOL, Jânio Nunes, teve 14 votos. O ex-vereador por quatro mandatos, sendo duas vezes presidente do Legislativo itabirano Aylton Mendonça, PMDB, teve 32 votos. Alguns dos atuais vereadores de João Monlevade também tiveram desempenhos pífios, dentre eles, Robertinho do DVO, PMN, com 333 votos e Dulcinéia Caldeira, PT, com 221 votos.

10 de outubro de 2012

Figurinhas carimbadas



Pior que tá, ainda pode ficar! Essa é a primeira avaliação que se pode tirar caso se vislumbre o que andam tramando na calada da noite para compor o secretariado do prefeito eleito Teófilo Torres, PSDB. Figurinhas carimbadas como Delci Couto, Zezinho Despachante, Teotino, Robertinho do DVO, Lucien Marques, Marlene Caldeira e até (pasmem) Pastor Carlinhos, estão cotadíssimos para compor o próximo governo. Os nomes fazem parte de uma lista montada pelo ex-prefeito Carlos Moreira com o aval do vice-prefeito eleito Railton Franklin e que foi entregue ao ex-deputado Mauri Torres, pai do Teófilo Torres. “Como o Teófilo ainda não tem afinidade com alguns nomes do grupo, a responsabilidade ficou a cargo do Moreira. Isso não quer dizer que o secretariado será definido por ele, porém, todos os nomes indicados para o primeiro escalão terá que passar pelo crivo do Mauri Torres”, informou o “Barbosinha”. Outro assunto discutido na “reunião de trabalho”, diz respeito á possível convocação do vereador Guilherme Nasser, PSDB, para ocupar a secretaria de Obras. De acordo com as informações Guilherme Nasser abriria mão de sua cadeira no legislativo em favor do correligionário “Zé Lascado” que não se elegeu vereador. Também comentou-se na formação da equipe de transição que irá acompanhar os últimos meses do Governo Gustavo Prandini. Três nomes já são praticamente certos: Teotino, Delci Couto e Guilherme Nasser.

9 de outubro de 2012

Se é para o bem de todos, diga ao povo que vou embora de João Monlevade




Depois de tentar ser “deputada” e “vereadora” em João Monlevade, uma candidata derrotada nas últimas eleições municipais resolveu colocar a boca no trombone e desabafar nas redes sociais. Com um pífio desempenho nas urnas, apenas 200 votos, a ex-candidata a vereadora pelo PCdoB deixou a seguinte mensagem ao povo monlevadense: “Amanhã volto ao meu trabalho no BB. Agora seguirei minha carreira, interrompida há cinco anos, quando optei por seguir o caminho da política em nossa cidade. Não tive, pelos monlevadenses, a compreensão de que trabalhar por Monlevade seria muito mais importante e produtivo para nós, que trabalhar para acionistas e banqueiros. Retorno, portanto, á minha vida profissional e de olho nas oportunidades..., mesmo que em outra cidade. Aqui tenho poucas ou nenhuma chance de crescimento e, portanto, em breve estarei deixando minha querida João Monlevade, em busca do melhor para mim e para a minha aposentadoria. Lamento, neste momento, ser obrigada a parar de pensar um pouco no coletivo. Aposento-me daqui a poucos anos e somente após a minha aposentadoria é que estarei de volta a Monlevade e a dedicar-me aos monlevadenses. Mas irei com a certeza de que tentei e de que fiz o “dever de casa” direitinho. Só posso agradecer, e muito, aos apoios e á confiança dos que votaram e acreditaram em mim. Quem sabe, daqui a quatro anos, estarei novamente na disputa? E vamos que vamos, desejando que a disputa tenha terminado aqui e que os microfones das rádios que ficaram 4 anos ligados detonando a atual administração sejam desligados para sempre. Aliás, creio que eles nunca mais serão ligados após 1º de janeiro. E vamos que vamos”.

8 de outubro de 2012

Do inferno ao paraíso em menos de 24 horas



É incrível o poder de manipulação do ser humano! A criatividade, a bajulação e o mau caratismo de algumas pessoas chega a corar de vergonha até uma pedra bruta. Num passado não muito distante o vereador Pastor Carlinhos, PV, afirmou em alto e bom tom que “tinha vergonha de ser vereador em João Monlevade!” Essa colocação custou mais quatro anos do vereador na Câmara Municipal uma vez que o mesmo não conseguiu a reeleição. Parafraseando o Pastor Carlinhos, “tenho vergonha de fazer parte da imprensa monlevadense”. Não foram poucos os órgãos de imprensa local que estiveram e estão de “galho em galho” para garantir uma boquinha no poder, principalmente com a eleição do filho do Mauri Torres. Em menos de 24hs o Teófilo Torres, PSDB, subiu do inferno ao paraíso sem passar pelo purgatório. É incrível a tentativa de sedução dessa imprensa bajulativa. Até no sábado, véspera de eleição, o candidato tucano era “funcionário fantasma” da Prefeitura de Nova Serrana, “inexperiente” e envolvido em “superfaturamento” também em Nova Serrana. Bastou o Teófilo Torres ser eleito Prefeito de João Monlevade para que alguns “jornalistas”, na maior cara de pau mudarem suas opiniões. Isso chega a causar nojo! Os mesmos “jornalistas” que largaram a lenha no Teófilo e no ex-prefeito Carlos Moreira, agora estão exaltando o “Carlos” e atribuindo ao mesmo os louros da vitória. É vergonhoso ver isso partindo de pessoas que até no sábado estavam do outro lado armando e arquitetando na calada da noite para derrubar o filho do Mauri Torres. Continuo com a mesma postura de que o Ministério Público deve investigar o contrato do Teófilo Torres com a Prefeitura de Nova Serrana e dar uma resposta á sociedade; continuo achando que o ex-prefeito Carlos Moreira deve ir prá cadeia com todos os envolvidos nos escândalos que ainda estão pipocando na Justiça, e vou mais além: todos esses “jornalistas” que mudaram de opinião depois de denúncias e mais denúncias contra o Teófilo e que agora estão tentando se garantir com a boca nas tetas do Poder, também vão para a cadeia.

Agora é com os "Homens de Preto"


Com uma votação expressiva nas urnas, 47.794 votos, (70,20% dos votos válidos), o prefeito eleito em Itabira, Damon Lázaro de Sena, PV, tem ainda um longo caminho a percorrer antes de ocupar a tão sonhada cadeira do terceiro andar da Prefeitura Municipal de Itabira. Se por um lado seus advogados garantem que “não existe nenhum entrave” para que seu cliente seja diplomado e empossado, a realidade é bem diferente. Damon Lázaro perdeu o recurso impetrado no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, na terça-feira, 29. O prefeito eleito foi denunciado por irregularidades na prestação de contas da campanha eleitoral de 2008. Os juízes seguiram o parecer do relator, ministro Joaquim Barbosa e votaram por unanimidade contra o político itabirano. Damon foi derrotado em 1ª, 2ª, 3ª instâncias e ainda no STF. Não cabe mais recurso. Para complicar ainda mais a situação do pevista, ele ainda responde a outro processo na Justiça em 1ª instância por “falsificação” de documentos de campanha. A juíza de Itabira chegou a pedir a condenação do mesmo por “falsidade ideológica”. Em João Monlevade também não é diferente. Eleito com 25.170 votos (59,89%) o tucano Teófilo Torres está sendo investigado pelo Ministério Público por envolvimento em "superfaturamento" em um contrato de prestação de serviços com a Prefeitura de Nova Serrana. Segundo as denúncias que já estão em poder do Ministério Público, Teófilo teria sido contratado, sem licitação, e com salários acima do praticado no mercado. Ainda pesa contro o mesmo, uma denúncia de que Teófilo Torres era funcionário "fantasma" daquela prefeitura. Ou seja, ele não comparecia no local de trabalho. Em ambos os casos, a Justiça terá até o mês de novembro para diplomar ou não o itabirano Damon Lázaro e o monlevadense Teófilo Torres.

6 de outubro de 2012

Eleitor deve avaliar "consequência" de votar em ficha suja



A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ministra Cármen Lúcia, espera que os eleitores levem em consideração as “consequências” de optar por candidatos “ficha suja”. A menos de 24hs da votação, 2.152 dos 465.414 candidatos a prefeito e a vereador em todo o país têm o registro de candidatura questionado no TSE com base na Lei da Ficha Limpa. Eles aguardam decisão sobre se poderão assumir os cargos caso sejam eleitos. De acordo com Cármen Lúcia, os que impetraram recurso no TSE são candidatos que já tiveram o registro indeferido pelo juiz de primeiro grau e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado. Portanto, segundo ela, são grandes as chances de que o registro de candidatura também seja rejeitado pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral. “Se ele (candidato) já teve decisão em uma ou duas instâncias – o juiz eleitoral indeferiu, ele foi ao TRE, e o TRE indeferiu – ele vem ao TSE. Estando contrário a uma diretriz, provavelmente ele vai perder. Isso é importante que os eleitores tenham em mente”, disse. Para a ministra, a tentativa do candidato de recorrer “é legítima”, é direito dele”. Mas, segundo Cármen Lúcia, a consequência do voto “também é preciso ser considerada pelo próprio eleitor”. Segundo ela, se vetado pelo tribunal, o eleito poderá não tomar posse. A ministra ressaltou ainda que muitas vezes o político que recorre está perdendo e quer postergar um resultado negativo. Ela comparou o esforço dos políticos ficha suja em reverter a impugnação da candidatura a uma partida de futebol. Segundo a ministra, a lentidão do Judiciário em concluir julgamentos se deve, em parte, ao excesso de recursos. "É como um jogo de futebol. Quem está perdendo não quer que o jogo acabe. Quem tá ganhando diz: Ô seu juiz, como é que é? Está demorando. É o mesmo jogo. Quem está perdendo, tem o pedido indeferido. Ele continua entrando com recurso, com cautelar. Quem está com pedido deferido, coligação ou partido que eliminou o adversário, está querendo que acabe", declarou.

5 de outubro de 2012

Vitória na urna não garante posse do eleito

Regendo sua primeira eleição, a Lei da Ficha Limpa levou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedidos de impugnação de 1.361 candidaturas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o país. Apesar de a votação ocorrer no próximo domingo, dia 7, no entanto, a grande maioria dos políticos sob suspeição disputará o voto do eleitorado sem saber se será enquadrado como ficha suja. A incerteza vai marcar a eleição porque o plenário do TSE não conseguirá julgar todos os processos antes do próximo domingo. Além dos casos motivados pela Lei da Ficha Limpa, o TSE também tem que analisar milhares de outras ações envolvendo registros de candidaturas. Nos casos em que não houver deliberação da Justiça Eleitoral, os candidatos concorrerão no próximo domingo sub judice e os votos serão computados normalmente. Contudo, a vitória nas urnas não será a garantia de posse no cargo ao qual disputou. Isso porque, se posteriormente o candidato tiver o registro impugnado pelo TSE, os votos serão consideradsos nulos. O tribunal analisará casa a caso qual será o procedimento nas situações em que o vencedor tenha seu registro cassado. Entre as hipóteses, estão a diplomação do segundo mais votado ou até a realização de uma nova disputa, no caso de eleição majoritária. Aprovada em 2010, a lei complementar 135, batizada como Lei da Ficha Limpa, está valendo para as eleições municipais deste ano. Não podem se candidatar a cargo eletivo os políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada (por mais de um desembargador), mesmo em processo não transitado em julgado. (Fonte:Folhapress).

3 de outubro de 2012

DIREITO DE RESPOSTA



Foi concedido Direito de Resposta ao Candidato a Prefeito do PV, Damon Lázaro de Sena, pelo MM Juiz Eleitoral de Itabira, pela veiculação de inverdades pelo site www.zegeraldodoespinhacooficial.blogspot.com.br sobre a condição de elegibilidade do Dr. Damon. A Coligação Itabira no Rumo Certo esclarece á população sobre as falsas notícias veiculadas nesta quarta-feira, 26/09?2012, e quinta-feira, 27/09/2012, de que o Dr. Damon estaria (inelegível) impedido de continuar disputando essas eleições. A informação não é verdadeira. A candidatura do Dr. Damon está mantida sob o número 592-50.2012.6.13.0132 – www.tse.jus.br, conforme certidão expedida pelo Cartório Eleitoral de Itabira na data de 26/09/2012, Certidão esta que é parte integrante desta Resposta. A veiculação das falsas notícias no referido site é, para nós, uma clara tentativa de tumultuar o processo eleitoral e confundir a população. Reafirmamos  nosso compromisso de fazer uma campanha limpa, alicerçada na verdade, transparência e respeito ao eleitor. Destacamos nossa lisura no processo eleitoral e que sempre dentro da Lei manteremos nossa candidatura á Prefeito de Itabira nestas eleições. DAMON LÁZARO DE SENA – COLIGAÇÃO ITABIRA NO RUMO CERTO.

Poder Judiciário Federal – JUSTIÇA ELEITORAL – Circunscrição de Minas Gerais

CARTÓRIO DA 132ª ZONA ELEITORAL

Fórum Desembargador Drumond – Praça Dr. Nelson Lima Guimarães, s/n – Bairro Pará

Telefone: (31) 3831-5065 ou 3835-8710 – FAX: 3831-5065 – CEP 35.900-042 – Itabira/MG

Registro de Candidatura número 592.50.2012.6.13.0132

CERTIDÃO

Certifico para os devidos fins, que, nos autos do Registro de candidatura nº 592-50.2012.6.13.0132, pelo MM. Juiz Eleitoral da 132ª Zona Eleitoral do Estado de Minas Gerais, em 20/07/2012, foi deferido o pedido de registro de candidatura de DAMON LÁZARO DE SENA, para concorrer ao cargo de prefeito do município de Itabira-MG, nas eleições do ano de 2012. Certifico, ainda, que, nos referidos autos, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, na sessão do dia 17/08/2012, por maioria, negou provimento ao recurso interposto pela parte impugnante, cujo acórdão transitou em julgado em 20/08/2012, conforme certidão de fls. 126 dos referidos autos. Certifico, por fim, que os presentes autos encontram-se arquivados neste Cartório Eleitoral, estando o referido candidato, nesta data, na situação APTO (DEFERIDO), no Sistema de Registro de Candidatura – CAND. Itabira, 26 de setembro de 2012.

LUIZ FERREIRA DOS SANTOS – Chefe do Cartório Eleitoral.